Comida de microondas faz mal?

Compartilhe com os amigos:

Muitas pessoas ainda têm medo de utilizar o microondas para aquecer seus alimentos, mas saiba que segundo a OMS, utilizar este eletrodoméstico não traz riscos à nossa saúde, nem mesmo durante a gravidez, ou seja, apenas esquenta nossa comida. Isso porque a radiação do microondas é refletida pelo material metálico do equipamento, além de ficar contida em seu interior e não se espalha, como muitas pessoas pensam.

Fora isso, sua radiação também não fica nos alimentos, isso porque o aquecimento ocorre por causa do movimento das partículas de água e não por absorver raios, ou seja, qualquer alimento, até mesmo as papinhas de bebê e pipocas podem ser preparadas no microondas sem que a gente tenha medo de que isso fará mal à nossa saúde.

As microondas podem afetar nossa saúde?

comida de microondas faz mal

Um tipo de radiação, as microondas apresentam uma frequência maior que a das ondas de rádio, e que são usadas em vários aparelhos do nosso cotidiano, o que faz com que o radar e a televisão funcionem, assim como também na comunicação usada em diversos sistemas de navegação atuais. Desse modo, as microondas são um tipo de frequência que já é estudada há vários anos, para que assim seja garantido que é completamente segura a saúde.

Mas para que seja segura, a radiação microondas deve ser mantida a níveis baixos e isso é determinado por muitas normas internacionais, ou seja, cada aparelho que utilize microondas, deve ser testado antes de ser vendido ao público.

Microondas protegendo da radiação

Você sabe como o microondas nos protege da radiação? Graças ao seu design que garante que a radiação não consiga escapar para o exterior, pois ele é fabricado com um material metálico que tem a função de refletir as microondas de maneira eficaz, fazendo com que elas se mantenham no interior do equipamento, evitando assim que elas consigam passar para o exterior. Fora isso, como o vidro permite que haja passagem das microondas, é colocada também uma rede metálica de proteção.

Se existem locais em que podem ser liberadas as microondas e ainda pouquíssimas vezes, são as suas finas aberturas em volta da porta, mas mesmo assim, esses níveis de radiação liberada são muito baixos a qualquer norma internacional, sendo muito seguro para a saúde.

Garantindo que o microondas não afete nossa saúde

Mesmo que o microondas já seja seguro desde quando ele sai da fábrica, com o tempo, o material pode acabar se degradando e assim permite a passagem de alguma radiação.

Desse modo, para garantir que o aparelho não faça nenhum mal à saúde é muito importante contar com alguns cuidados, como:

– Garanta que a porta esteja fechando de maneira correta;

– Informe o fabricante ou um técnico sobre qualquer dano que apareça no interior ou exterior do microondas;

– Verifique se a rede adesivada localizada na porta não esteja danificada com ferrugem, rachaduras ou outros sinais que apontem degradação;

– Utilize recipientes que sejam próprios para microondas, eles contam com símbolos que indicam que são próprios do equipamento;

– Mantenha o seu microondas sempre limpo, sem restos de comida, principalmente na porta.

Agora que você já sabe como funciona e como utilizar um microondas da maneira correta, escolha o seu Brastemp. Confira!

 


Compartilhe com os amigos:

Leave a Reply

Name *
Email *
Website