Saiba como escolher o melhor microondas através das dicas que daremos neste artigo, a fim de ajudá-lo a encontrar o eletrodoméstico que melhor atende às suas necessidades.
Existem algumas tarefas na cozinha, como tostar ou assar, que continuam a ser propriedade do forno convencional, e sempre foi assim. No entanto, em muitas casas, o estresse e as ocupações da vida diária e a rapidez com que a rotina obriga a cozinhar fazem com que o microondas seja cada vez mais usado.
Enquanto o forno, seja ele elétrico ou a gás, se tornou um eletrodoméstico para fins de semana ou ocasiões especiais, o microondas é o amigo fiel de todos os dias. Desde o momento em que você coloca um copo de leite pela manhã, até aquecer a marmita com almoço no escritório ou comida pré-cozida à noite. Sem esquecer que existem muitas receitas de microondas que podem ser preparadas rapidamente.
Como escolher o melhor microondas?
Confira a seguir quais as dicas levar em consideração na hora de escolher o seu microondas:
Com grelha ou sem grelha?
Quanto à sua funcionalidade, você os encontrará de vários tipos, dependendo dos usos que deseja realizar, por exemplo, apenas para aquecer e descongelar ou para cozinhar alimentos.
Microondas sem grelhador: se é daqueles que só esquentam e descongelam, recomendamos que se limite a um simples microondas com o qual não complicará muito a sua vida. Também é aconselhável se você já tiver um forno convencional.
Microondas com grelha: mas se for preparar, grelhar, cozinhar a vapor… até fritar! (tudo é possível se você está procurando uma boa técnica) você deve investir em um aparelho de última geração que atenda a todas as suas necessidades. Uma das grandes virtudes do microondas é que se o optar pelo grelhador poderá saborear ótimos pratos cozinhados sem ter de ligar o forno convencional.
Microondas de convecção: Assim como os fornos elétricos, algumas microondas também incorporam o cozimento com correntes de ar quente, conhecido como convecção, que atinge um acabamento uniforme, acelera o processo e requer menos energia. Eles são adequados para cozinhar todos os tipos de receitas que precisam ser crocantes por fora e macios por dentro. Conseguem uma cozinha saudável, rápida e de baixa temperatura.
Microondas a vapor: Funcionam graças a uma caldeira que gera vapor, que é transmitido para a parte superior do interior do microondas. A umidade gerada acrescenta suculência ao alimento, que não seca e mantém melhor o sabor. Eles também precisam usar menos óleo.
Microondas embutidos: Devido às decorações de cozinha moderna, os eletrodomésticos também evoluíram, sendo lançados novos modelos como o microondas embutido. Assim como os modelos comuns, esse possui diferentes funcionalidades, tamanhos e capacidades.
Confira também: Número de telefone Brastemp – como entrar em contato.
Tamanho, potência e economia de energia.
No mercado você tem à sua disposição diversos tamanhos de microondas. Existem capacidades de 17 a 30 litros. Nos maiores você pode colocar pizzas familiares e frangos inteiros, são aparelhos com um prato largo e de grande profundidade. Os menores são úteis quando o uso se resume ao aquecimento.
Os microondas mais comuns têm uma potência de cerca de 800-900 watts, enquanto aqueles com grelha podem chegar a 1.000 watts. Pelo contrário, se o aparelho for de 600 watts, as possibilidades de cozimento são reduzidas.
De acordo com os regulamentos de energia, a etiqueta energética especifica o nível de respeito pelo meio ambiente, além de ajudar a economizar energia, sendo A o mais eficiente e respeitoso e G o menos. Atualmente, a classificação mais recomendada é A +++.
Quanto pode me custar um microondas?
Os preços variam entre os R$ 390 a mais de 5.000 reais, depende se o pretende simples e muito básico, ou mais potente e com mais utilidades.
Na hora de comprar um forno micro-ondas, não só temos que olhar a marca e o preço, mas também, é preciso levar em conta as funções, tamanho e capacidade.
Tamanho
Nesse aspecto, é necessário medir o espaço onde vamos colocá-lo, para não comprar algo que não vai caber no espaço disponível. Essas especificações podem ser verificadas na hora da compra ou através de lojas online.
Capacidade
A capacidade da maioria desses aparelhos é medida em litros e normalmente varia de 17 a 40. Nesse caso, devemos pensar no tamanho dos pratos e recipientes nos quais vamos aquecer os alimentos. Para uma pessoa ou casal, basta um de 17 a 23 litros.
Potência
A etiqueta informa sobre eficiência energética. Tem uma classificação que vai da letra A à G. O melhor é escolher uma que tenha a etiqueta A, B ou C, porque senão corre o risco de aumentar o valor da conta de luz sem perceber. Alguns fornos possuem sensores de cozimento que medem os vapores e fazem a comida cozinhar no local exato.
Onde comprar microondas?
Uma das melhores formas de comprar microondas é através de lojas online, pois você pode conferir diversos modelos e comparar preços em diferentes lojas sem precisar sair de casa ou perder horas se locomovendo para visitar lojas físicas diferentes.
O site compra Certa é seguro, considerado um dos melhores para realizar a compra de eletrodomésticos, além disso, você pode utilizar cupons de desconto para aproveitar os melhores preços.